Nome: Felipe Alberto Batistela
RA: 1410023
Curso: Jogos Digitais
O que é a Tétrade Elementar de Jesse Schell?
Jesse Schell em seu livro "A Arte do Gamedesign", classificou os jogos em 4 elementos, e a chamou de Tétrade Elementar, conforme a imagem abaixo:
Segundo Schell, essas 4 categorias são importantes para um jogo, e todas elas possuem uma importância igual, e uma leva a outra, conforme as linhas que conectam os círcúlos. Segue abaixo, a descrição do jogo Battlefield 3 seguindo essas 4 categorias.
Mecânica:
O jogo Battlefield 3 é um jogo de Guerra do tipo FPS, ou seja, de tiro em primeira pessoa, nele você usa as teclas do teclado W,A,S,D para se movimentar, a tecla SHIFT para agaixar e a tecla CTRL para deitar no chão, o mouse para movimentar a câmera de visão do personagem. O mouse também serve para disparar e mirar com as armas. Também é possível usar a tecla F para esfaquear o inimigo por trás(quando você chega a espreita por trás dele).
No jogo, existem 4 classes diferentes, cada uma com armas específicas da classe(variadas), as armas vão sendo desbloqueadas conforme você joga com a classe(também é possível desbloquear acessórios para essas armas e vestimentas do personagem), e cada classe possui uma importância diferente, são elas:
Support: È a classe que utiliza as metralhadoras leves de mão, ou seja, se tornam um tipo de plataforma móvel, pois essas metralhadoras são de médio calibre, e possuem várias balas. Além disso, os support também podem liberar no chão uma caixa que quando os outros jogares do time ficarem perto, recebem mais munição para suas armas. Também possuem revólveres e granadas.
Engineer: È a classe de reparo do jogo. Eles utilizam armas de curto alcance e possuem uma ferramenta na qual se é possível concertar os veicúlos danificados. Também possuem bazucas, que são armas de longo alcance com grande poder de destruição, e é possível escolher, dentre essas, bazucas anti-tank, anti-aéreas ou bazucas de disparo rápido. Também possuem revólveres e granadas.
Recon: Essa classe, é a classe dos Snipers, possuem armas de longo alcance, ou seja, os Snipers geralmente são considerados os campers, aqueles que se escondem um um lugar e ficam por ali, mirando e matando os inimigos a longa distância. Os snipers também possuem revólveres e granadas.
Assault: Essa classe é da infantaria de combate de perto, possuem armas de curto alcance, e é também a classe dos Médicos, ou seja, eles são capazes de usar o desfibrilador para reanimar amigos, e também podem soltar no chão, os medkits, que são caixas onde os outros jogadores podem ficar por perto e recuperar pontos de vida. Também possuem revólveres e granadas.
O jogo foi desenvolvido com foco no multiplayer, e como o próprio nome diz, é um campo de batalha(Battlefield), além de controlar uma das classes acima, você também pode pilotar: tanques, jatos, helicópteros e carros. Cada um desses veículos, também possuem armas e melhorias para serem desbloqueados conforme se jogam com eles.
O jogo possui vários modos diferentes, cada um com suas particularidades, e esses modos são:
Team Deathmatch: Duas equipes de 12 jogadores irão se enfrentar com um foco de infantaria distinta, não há veículos disponíveis no Team Deathmatch. Para fixar uma ação rápida e instantânea, este é o modo de jogo perfeito. Para os novos jogadores de Battlefield, este é um bom lugar para começar. Uma vez que você pegar o jeito da jogabilidade de infantaria, você poderá passar para modos mais profundos que incluem a guerra com veículo onde o Battlefield é conhecido e amado.
Squad Deathmatch: Um modo objetivo, onde os atacantes tem que armar e detonar pares de estações de M-COM em cada área do mapa para desbloquear a próxima área e o próximo par de estações de M-COM. Enquanto os defensores têm uma quantidade ilimitada de tickets, os atacantes só recebem novos tickets cada vez que destruir um par de M-COM. Se todas as estações M-COM no mapa forem destruídas, os atacantes são declarados a equipe vencedora. Se os defensores conseguem esgotar os tickets dos atacantes para zero (por matá-los), os defensores são declarados os vencedores. Como um modo de guerra completa, Rush apresenta uma grande variedade de configurações de veículos adaptados especificamente para a paisagem em que o mapa está localizado. Os jogadores podem encontrar todos os tipos de veículos em mapas Rush, incluindo veículos de transporte, veículos blindados, helicópteros, e, claro, os jatos. Rush oferece um objetivo convincente baseado em um completo modo de jogo de guerra para os veteranos de Battlefield.
Squad Rush: Squad Rush é o derradeiro teste para mostrar qual time é o melhor dos melhores. Squad Rush é um duelo extremamente apertado entre duas equipes que usa as principais regras de Rush normal, mas em um ambiente muito mais intimista. No Squad Rush existem apenas duas bases com uma estação M-COM por base, o que significa que todos os M-COM tomados ou defendidos no Squad Rush é vital para a vitória ou a derrota do jogo. Não há veículos em Squad Rush, por isso é tudo voltado a suas habilidades de combate de infantaria.
Conquest: Conquest é sem dúvida o mais clássico de todos os modos de jogo em Battlefield. Introduzido no Battlefield 1942, Conquest definiu a série Battlefield (e influenciou um monte de outros jogos lá fora) e abrange tudo o que faz Battlefield ser grande. Um conjunto sobre uma série de mapas de grande escala, Conquest é o modo de jogo mais adequado para a experiência de lutas com veículo. Em Conquest, duas equipes lutam pelo controle de uma série de bandeiras por ser a força dominante na vizinhança de cada base. Capturar e manter o controle da maioria das bandeiras e do time adversário vai reduzir os tickets. Matar inimigos também irá reduzir tickets, e a primeira equipe que zerar os tickets perde. Conquest é um jogo estratégico e tático, que muitas vezes pede-lhe para tomar decisões importantes sobre a possibilidade de atacar uma base inimiga ou defender uma de suas bases. Suas forças raramente serão suficiente para capturar e manter todas as bases no mapa, então no jogo será necessário comunicação e raciocínio rápido para ser vitorioso. De todos os modos de jogo que inventamos aqui na DICE, Conquest terá sempre um lugar especial em nossos corações.
Todos os modos acima podem ser jogados numa dificuldade mais avançada, chamada Hardcore, quando se joga nessa dificuldade, não é possível saber quanto se tem de vida, nem muito menos quantas balas e pentes de munição a arma ainda tem(a não ser que você faça isso mentalmente), além disso, o personagem não recupera vida a não ser que um médico solte um medkit no chão( no modo fácil, o personagem recupera vida caso se esconda e permaneça um tempo fora de combate). Nesse modo, a mira que fica no meio da tela no modo fácil, também desaparece, exigindo uma perícia ainda maior nos controles.
O jogo também possui um modo de campanha singleplayer, no qual um enredo é contado conforme você completa missões, e também possui um modo de campanha coop, no qual 2 jogadores podem completar fases e missões.
O jogo também oferece um pacote de DLCS que podem ser compradas separadamente, que adicionam novos mapas e armas no jogo.
História:
Por ser um jogo com foco no multiplayer, o jogo não possui uma narrativa muito complexa e bem trabalhada, mas possui um modo singleplayer no qual uma história é contada conforme você completa as missões. A AI do jogo é muito fraca, e os inimigos parecem um monte de debilóides míopes, resumindo, um modo de jogo a lá Rambo.
Resumindo, o enredo do modo single player conta a história de um soldado de codinome Blackburn, que está tentando destruir células terroristas e matar o chefe deles, que segundo Blackburn, planejam um ataque a Nova York, e o jogo é isso, matar e matar terroristas enquanto se passa pelos cenários tentando evitar o ataque, que hora estão em Nova York, e hora estão no Teerã, sem missões complexas e bem trabalhadas.
O modo de campanha singleplayer dura no máximo 5 horas, e esse é o fraco do jogo, que no geral, é onde os jogadores reclamam, mas, por ser um jogo com foco em multiplayer, podemos dizer que isso passa despercebido.
Estética:
O visual do jogo oferece gráficos maravilhosos, com um realismo impressionante, sem dúvida a qualidade gráfica do jogo é o que faz a imersão no ambiente algo prazeroso, a texturização foi um ponto forte, você não se sente em um jogo, se sente em um campo de batalha. O som do jogo, conta com a tecnologia 3D, explosões, sons de tiro, passos, tudo muito realista e presencial. A trilho sonora do jogo também oferece algo a mais para a imersão no ambiente de guerra.
Tecnologia:
A DICE, que é a empresa que produziu o jogo, conta com uma equipe que desenvolveu uma engine específica para produção de jogos do gênero, chamada Frostbyte 2. Para a época de lançamento do jogo, 2011, posso dizer que tudo o que a tecnologia oferecia estava presente nessa engine. Os efeitos de luz e sombra, de oclusão de ambiente, adicionam a estética do jogo realismo antes nunca visto. Além disso a física do jogo é impressionante, paredes e casas podem ser demolidas, vidraças quebram, as balas podem atravessar paredes, a movimentação do personagem é muito realista, explosões que arremessam o personagem e o que estiver em volta ao ar. O controle dos veículos do jogo é muito real também. Battlefield é uma franquia conhecida por sempre exigir os melhores e mais atuais componentes do computador, como processadores e placas de vídeos, pois sempre exploram o máximo da tecnologia disponível até o momento de desenvolvimento.
Além disso, o jogo também oferece a tecnologia de Cloud Computing(Armazenamento em Nuvem), onde os dados dos jogadores são armazenados em um servidor online, e posteriormente, o jogador pode acompanhar através do site do jogo, suas conquistas, como horas jogadas com cada uma das classes, horas jogadas com cada uma das armas e veículos, medalhas, e dog tags retiradas dos jogadores que ele matar com a faca.
Bibliografia:
Jesse Schell, The Art of Gamedesign - A Book of Lenses. Disponível em: <http://gamifique.files.wordpress.com/2011/11/3-the-art-of-game-design-a-book-of-lenses.pdf> Páginas 41-44, acesso em: 06/04/2014;
Battlefield 3 Official Website. Disponível em <http://www.battlefield.com/battlefield3> acesso em: 06/04/2014;




As imagens sumiram :(
ResponderExcluir