Worms Armageddon(1999)
Worms Armageddon é um jogo produzido pela desenvolvedora Team 17, foi lançado em 1999, e é uma combinação de um jogo de estratégia com plataforma 2D, é o 5º titulo da serie Worms, que surgiu em 1995. Não é o primeiro desse tipo, mas é o responsável pela popularização desse estilo que mescla o antigo jogo de canhões, no qual você ajustava o angulo e a altura, e disparava um projétil tentando acerta o canhão inimigo que estava do outro lado mapa, com um outro jogo chamado Lemmings, que era um jogo no qual você controlava formigas pelo mapa, ajudando elas a chegar no seu objetivo, fazendo buracos, e construíndo plataformas.
Jogabilidade: Nota 5.
O jogo se passa em um cenário 2D, no qual você controla um time de worms, que são uma espécie de minhocas com olhos e boca, cada worm possui uma quantidade de HP, no qual se pode customizar antes da partida começar. É baseado em turnos, no qual em cada vez que você jogar no seu turno, você controla uma das minhocas no seu time.
Cada worms possui um nome, e você pode colocar o nome que quiser em cada um deles.
Cada worms possui um nome, e você pode colocar o nome que quiser em cada um deles.
Quando é a sua vez de jogar, você pode movimentar sua worm livremente pelo mapa, dentro de um espaço de tempo determinado antes da partida começar, o objetivo é matar todas as worms do time adversário, antes que ele mate todas as suas, ou caso você configure que a partida tenha uma duração máxima, quem chegar no final da partida com mais worms ganha.
Para matar seus inimigos, você conta com uma enorme variedade de armas e utensílios, e a cada turno, você pode utilizar uma dessas escolhidas previamente e executando o ataque. Dentre muitas armas e utensílios, posso citar, granadas, ataques aéreos, teleportes, cavar buracos no chão, construir barricadas, se suicidar para tentar matar seus animigos, soltar cordas para escalar, até mesmo soltar um hadouken ou horyuken, dentre muitas outras, não esquecendo de citar é claro, as armas de destruição em massa que deram o nome de Armageddon ao jogo, com elas, você pode configurar a partida, para que em um determinado tempo(geralmente para tentar finalizar) você as use, dentre algumas delas, você pode causar um grande terremoto ou um ataque de meteoros, dentre algumas outras opções.
O modo single-player, oferece modos como deathmatch, treino ou missões. Por ser um jogo de turnos, torna possível até 5 jogadores no mesmo computador, podendo variar entre jogar no mesmo time, ou jogar cada um em um time.
O jogo também oferece a opção de criar seus próprios cenários, e disponibiliza uma ferramenta para isso.
História: Nota 1.
Não existe uma parte no qual se pode ler sobre quem são os worms, nada é mencionado, porque brigam entre si?, embora isso não seja uma exigência, todo jogo que contém uma história, enriquece ainda mais ele mesmo. Nota 1 por ter ao menos um modo de campanha(mas que não tem história nenhuma).
Não existe uma parte no qual se pode ler sobre quem são os worms, nada é mencionado, porque brigam entre si?, embora isso não seja uma exigência, todo jogo que contém uma história, enriquece ainda mais ele mesmo. Nota 1 por ter ao menos um modo de campanha(mas que não tem história nenhuma).
Gráficos: Nota 4.
Os gráficos do jogo são bem coloridos e variados, existem varias opções de escolha de cenários(ou criar seus próprios, conforme já foi dito), além de se poder customizar a chamada "lápide"(várias sprites para escolher ou criar a própria) , que é um desenho de uma lápide que aparece quando um worm morre. As sprites de todas as armas e efeitos gráficos(3D) são muito bem desenhadas e o mapa explode(parte dele some) conforme as armas vão acertando ele.
O jogo peca quando o fator são os worms, não existe uma customização deles, todos são iguais, e suas animações são exatamente a mesma.
Audio: Nota 5.
O audio do jogo é impecável(considerando a qualidade da época), uma quantidade enorme de efeitos, além de oferecer a customização das vozes dos seus worms, oferecendo uma grande biblioteca de vozes ja prontas(inclusive em várias linguas, ou até mesmo as vozes do simpsons em suas minhocas), você poderia até gravar sua voz e colocar nelas. A música ambiente ressalta o ar de guerra durante as partidas.
Multiplayer: Nota 5.
Como na época jogos em rede eram feito via TCP/IP, os jogos não possuíam servidores dedidacos, o próprios jogadores criavam servidores virtuais em suas maquina, o jogo oferece suporte total a esse de conexão, a nota 5 é bem merecida, pois o modo oferece toda a jogabilidade do modo singleplayer(que na verdade nem é tão singleplayer assim, conforme já foi falado).
Nota final: 4 de 5 pontos.
Considerações finais:
Worms Armageddon é um título a ser lembrado na franquia Worms, pois é até hoje um dos títulos mais conhecido da mesma. Diversão garantida para reunir amigos, tomar uma cerveja e conversar enquanto joga os turnos.
A franquia Worms é praticamente única em seu gênero, existem outros títulos parecidos, tal como Gunbound, mas ele é único em sua jogabilidade. O último da série, de nome Worms Clan Wars, está disponível pela plataforma Steam, e é o mais indicado para quem quer jogar a franquia, possuí um visual mais bonito e tudo que a tecnologia 3D atual oferece, além de toda tecnologia e comunidade que um servidor online pode oferecer, sem é claro perder sua essência, é praticamente o mesmo jogo.
Nota final: 4 de 5 pontos.
Considerações finais:
Worms Armageddon é um título a ser lembrado na franquia Worms, pois é até hoje um dos títulos mais conhecido da mesma. Diversão garantida para reunir amigos, tomar uma cerveja e conversar enquanto joga os turnos.
A franquia Worms é praticamente única em seu gênero, existem outros títulos parecidos, tal como Gunbound, mas ele é único em sua jogabilidade. O último da série, de nome Worms Clan Wars, está disponível pela plataforma Steam, e é o mais indicado para quem quer jogar a franquia, possuí um visual mais bonito e tudo que a tecnologia 3D atual oferece, além de toda tecnologia e comunidade que um servidor online pode oferecer, sem é claro perder sua essência, é praticamente o mesmo jogo.

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